quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Santa e Sport vencem. Timba tropeça no interior.

LÍDER, MAS SEM JOGAR BONITO.

O Tricolor entrou em campo diante do Belo Jardim com 2 objetivos :

1 - Assumir a liderança do Estadual;
2 - Voltar a jogar bem e tirar a "pulga" atrás da orelha do torcedor coral.

Conseguiu atingir um dos objetivos, assumir a liderança do campeonato. Já a "pulga" insiste em perturbar os tricolores.

Os gols do Santa foram do artilheiro Dênis Marques e Luciano Soriso, descontando Muller para o Calango.

A próxima partida do tricolor sera no domingo diante do Salgueiro no Arruda.


PRESSÃO CONTINUA.

Se havia um time pressionado pela torcida nessa rodada, certamente atendia por Sport Club do Recife.

A derrota na estréia do pernambucano fez com que Vadão mudasse a base da equipe na busca pela melhoria técnica e tática do Leão, mas pelo que vimos, as mudanças não surtiram efeito diante do Serra Talhada.

 Havia comentado no Porto Mar Esporte Clube que de nada adiantaria ter 3 atacantes sem um meia/jogador que criasse e que pudesse colocar esses atacantes em condições de finalizar. Foi o que se viu. Um Sport que jogava no abafa, na pressão, mas sem criatividade. Resultado...VAIAS.

Felipe Azevedo, Roger e Marco Aurélio marcaram para o Sport enquanto Junior Ferrim e Alex fizeram os tentos da "Fera Sertaneja". Por fim, os 3 pontos conquistados (mais pelas falhas do adversário do que pelos méritos rubro-negro) amenizaram a situação, mas a tranquilidade continua longe da Praça da Bandeira.


TROPEÇO

O "Timba" entrou como favorito na partida diante do Pesqueira, e motivos não faltavam. Campeão do 1º turno, estréia com goleada no returno e o bom futebol apresentado no "atropelamento" imposto ao Petrolina no último domingo, essas eram as razões de tanta confiança.

Esqueceram apenas de um detalhe : futebol não se define fora de campo. Quando a bola rolou, o Pesqueira jogou com mais atitude e passou por cima do favoritismo Timbu.

Há que se ressaltar o poder de reação do Náutico que foi buscar um resultado desfavorável em 2x0 e chegou a empatar a partida em 2x2. A vitória do Pesqueira veio num "FRANGAÇO" do goleiro Felipe do Náutico, selando assim, a 2ª derrota do Timbu no pernambucano.

Elton e Rogério (GOLAÇO) mostraram que estão afinados no ataque alvi-rubro marcaram para o Náutico enquanto Jânio (2 vezes) e Dada garantiram os 3 pontos para o Pesqueira. 


Corinthians vence no VAZIOZÃO.


Contando com apenas 4 pagantes (conseguiram liminar na justiça) no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2x0 a equipe do Millionários na noite nessa quarta-feira.

Guerrero e Pato foram os artilheiros da partida.

Com o resultado o Corinthians fica na 2ª colocação do grupo 5, que tem como líder o Tijuana-MEX. Na próxima rodada o atual campeão da libertadores terá pela frente o Tijuana no México.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Europeus e asiaticos são punidos por manipulação de resultados

(foto: blog do gaciba/http://sportv.globo.com)

Foi anunciado no inicio da tarde de hoje (27), que os jogadores de futebol e os funcionários das federações da Coreia do Sul e Itália, tiveram suas punições aumentadas em virtude de manipulações de resultados, denunciadas anteriormente pela entidade máxima do futebol mundial, a repreensão se deveu a confirmação posterior as audiências, de mais manipulações. 

Através de comunicado feito por seu presidente, a Fifa, irá repreender todas as pessoas envolvidas diretamente que omitiram resultados, assim como aquelas que fizeram apostas ilícitas e membros corruptos que estiveram envolvidos nos esquemas. 74 jogadores e funcionários italianos e sul-coreanos terão suas punições alteradas, inclusive aqueles que receberam punições perpetuas no total de 11 pessoas.

A Europol junto com a Fifa tem se empenhando nas investigações e punições, frente a esse problema mundial, e mais de 680 jogos estão sob investigação, que faz parte de um esquema mundial de manipulação de resultados. 

(fonte:http://esporte.uol.com.br/)

Bráulio de Castro, o compositor de todos os ritmos


A conteúdo que segue foi publicado originalmente no excelente blog www.geleiageneral.blogspot.com.br, e trata mais uma vez do compositor Pernambucano Bráulio de Castro.

BRÁULIO DE CASTRO, O COMPOSITOR DE TODOS OS RITMOS

Abílio Neto

Quem examina a obra de Bráulio de Castro é forçado a reconhecer que está diante de um grande criador. O homem compõe em praticamente todos os ritmos do que se chama música nordestina, mas o que ele faz mesmo e bem, é criar música brasileira. Sou contra o uso desse rótulo "música regional" que inventaram porque a MPB abrigou todos os ritmos no seu vasto manto.

Como ele não tem um perfil daqueles que a prefeitura do Recife enquadra no seu carnaval multicultural, suas músicas e seus intérpretes ficam de fora da festa oficial momesca da Mauricéia. Mas o esquecimento geral da sua obra não se limita apenas aos palcos oficiais porque se dá também no Galo da Madrugada, nas prévias dos blocos e nas ruas do Recife e Olinda, o que é lamentável.

Esse pernambucano de Bom Jardim, conterrâneo de Levino Ferreira, nascido em 18/08/42, cujo nome completo é Bráulio José Gomes de Castro, tem registrada na sua vasta obra, inúmeros frevos (de bloco e frevo-canção) da melhor qualidade musical. Tanto ele quanto o alagoano Jorge Costa chegaram a ser confundidos na década de setenta com compositores ligados ao samba paulista porque residiam em São Paulo.

O seu último álbum de frevo produzido, chamado Pernambucaneando, traz um punhado de excelentes músicas e intérpretes consagrados, alguns solenemente ignorados no tal carnaval multicultural, gente da categoria de um Walmir Chagas ou Bubuska, dignos representantes da cultura pernambucana, porém uniculturais para os donos da festança pública.

A música Pernambucaneando, que foi gravada por Walmir Chagas, deveria até fazer parte desses pacotes caríssimos de divulgação que a prefeitura do Recife junto com o governo de Pernambuco promovem em outros estados porque nenhuma outra sintetiza tão bem o que é o carnaval daqui.

Um homem que na juventude era freqüentador do Pátio do Terço do bairro de São José do Recife, não iria se limitar somente a compor frevos porque foi lá que bebeu na fonte do samba de roda de Pernambuco (tão bom quanto o da Bahia) e também do maracatu vindo dos seguidores de Dona Santa. Daí que, quando se mudou para São Paulo no fim dos anos sessenta, levou na sua bagagem a influência legítima do que era produzido de melhor na música em terras pernambucanas. Os mais de vinte anos que permaneceu na capital paulista foram essenciais para conhecer grandes nomes da música brasileira e com eles desenvolver edificantes parcerias. É bom frisar que o avô paterno de Bráulio foi fundador da Banda de Música Grêmio Lítero Musical Bonjardinense e tocava tuba, bombardino e trompa.

A carreira oficial de Bráulio como artista começaria em 1964 quando gravou pelo Selo Verdi o frevo "Além de mim". Por essa mesma época, Cyro Monteiro gravou o samba "Maria Luiza", de Bráulio e Inaldo Vilarim, outro nome consagrado da música pernambucana, mas quase esquecido.

Bráulio de Castro também tem no seu curriculum musical a participação em diversos festivais: "Festival da Rede Globo", classificando em 3º lugar a música "Cem anos de Monteiro Lobato - Antes Que Acabem As Flores", canção defendida pelo cantor Noite Ilustrada; "Festival da Record", com a música "Recado de Adoniran para Arnesto", interpretada por Fátima de Castro e Demônios da Garoa; e o "Festival Canta Nordeste", classificando em 5º lugar a música "Boi da Alegria", cantada por Ed Carlos.

Em outros festivais do Recife como "Frevança", ganhou o 1º lugar com a música "Maracatu Quilombo" que foi interpretada pela cantora Matilde.

Em cinco edições do "Festival Recifrevo" conseguiu boas colocações: 1º lugar com "Bloco para Getúlio Cavalcanti", com o Coral Recifrevo e 4º lugar com esse coral, desta vez com a música "Moysés, o Menino da Sombrinha" e ainda com o mesmo coral, "Tire a Jangada da Frente".

Em parceria com Fátima de Castro, classificou também no "Recifrevo" a composição de sua autoria intitulada "Descompassado" e ainda no mesmo festival, "Faísca", composta em parceria com Dimas Sedícias e gravada por Nonô Germano.

Dentre suas mais de 330 composições gravadas, boa parte em parcerias, destacam-se "Desafio", com gravações de Alcione e também de Luiz Américo; "Porta é Pra Bater", com Jair Rodrigues; "Bendito Seja", interpretada por Benito de Paula; e quatro sucessos na voz de Genival Lacerda: "O Rádio", "O Disco", "Rock do jegue" e "O gravador".

Outros intérpretes também fizeram sucesso com suas composições, como Wilson Simonal com "Trinta Dinheiros", Nerino Silva com "Tá Vendo", Fafá de Belém com "Meu Bombom", Maria Alcina com "O Aperto", Nando Cordel com "Meu Bombom" (parceria com Bráulio), Alcymar Monteiro, Petrúcio Amorim e Adelmário Coelho com "Feitiço de Mulher", Cristina Amaral e Flávio José com "Eu Sou o Forró", parceria de Bráulio com Petrúcio Amorim, Noite Ilustrada com “Aplauso do Povo”, “Profecia” e “Assombrações do Recife Antigo, Os Demônios da Garoa com “Violão e Viola” e “Véio Mestre”, Germano Mathias com “Por Motivo de Força Maior”, Jackson Antunes com “Vai Devagar, Conceição” e a dupla Guilherme e Gustavo com “Mulher de Amigo Meu”.

Seus sambas "Herói Sou Eu" e "A Malandragem Entrou em Greve" são antológicos e alcançaram muito sucesso na interpretação do conjunto Originais do Samba. Bráulio é o compositor que mais fez músicas em homenagem ao seu time do coração, o Santa Cruz do Recife, dono de uma das maiores torcidas do país. Ele é reverenciado também por isso.

Sobre sua paixão pelo Santa Cruz, vejam o que escreveu Gerrá da Zabumba no blog do Santinha:

“Bráulio é uma figura inquieta. Compõe a todo vapor. Faz música o tempo todo. Os seus amigos já sabem, ligação de Bráulio vai ter uma nova música cantarolada ao telefone. E se o mote for o Santa Cruz, ele compõe brincando, tomando uma na esquina. Foi assim com o hino da Troça Minha Cobra. Estávamos numa calçada em Jardim Atlântico, eu, Alessandra, Chiló e Bráulio, jogando conversa fora e bebericando umas cervejas. Entre um papo e outro comentamos sobre a criação da troça. Bastaram alguns minutos e o hino estava feito. Certa vez, perguntei a ele sobre o disco O Veneno da Cobra Coral. De onde veio a ideia, a inspiração, enfim, como nasceu o Cd. ‘Eu tinha feito dois sambas: Veneza Brasileira, quando ainda residia em São Paulo (foi gravado por Nerino Silva) e O Veneno da Cobra Coral. No inicio da década de dois mil, surgiu a idéia de fazer um CD para o Mais Querido. Chamei Walmir Chagas para fazer a produção musical e pedi algumas músicas para os colegas compositores, que deram o silêncio como resposta. Me arretei e fiz mais oito, coloquei o frevo/hino O Mais Querido, de Mestre Capiba, O Papa Taças, dos Irmãos Valença, e mais uma de Leôncio Rodrigues/ Fernando Neves. Ainda incluí a marcha rancho Papai Tricolor, de Fátima de Castro, e fizemos esse disco’. Para quem não sabe, há muito tempo este Cd está esgotado. Em 2006 houve a tentativa de fazer uma nova tiragem, mas os custos, principalmente com direitos autorais, inviabilizaram a história.”

“A Malandragem Entrou em Greve”, samba debochado de Bráulio com Jorge Belizário, foi feito de encomenda para o cantor pernambucano Bezerra da Silva que seria o intérprete ideal para essa música, já que a irreverência deste samba é a cara do Bezerra, mas infelizmente aconteceu um acidente de percurso e a música foi gravada pelo grupo Os Originais do Samba, um conjunto muito bom que no entanto fez uma interpretação aquém do esperado.

Mas a irreverência do Bráulio se estende a outras músicas: Casa de Corno, Mulher de Amigo Meu, Nêga Tanajura, Zé Vigia, A Mulher do Corno Rico e a do Corno Pobre, Rock do Jegue, Forró Gay, Por Motivo de Força Maior, Vai Devagar Conceição, Vou Virar Calunga, Se Liga Ioiô, Relaxa e Goza, Blocalhau, Guaiamum Treloso, O Pinto da Madrugada, Festa na Válzea, O Cachorro que Lambeu o Seu, Bacia D’água, A Turma da Cirrose, Chifre à Portuguesa, Andando de Coletivo, Frango da Madrugada, Nóis Sofre Mais Nóis Goza, Briga de Barriga, Bola na Rede X Roda de Fogo, Penha-Lapa, Purucutruco, Voltando pra Favela e muitas outras.

Bráulio de Castro tem mais de 50 sambas inéditos, músicas de qualidade indiscutível que ainda não despertaram o interesse dos mais novos grupos de samba do Recife e de outras plagas, talvez pelo desconhecimento do valor dessas obras. São páginas que precisam ser gravadas porque enriquecem o mundo do samba.

Afora isso, produziu maracatus fabulosos como Pátio do Terço e Rainha do Morro, o primeiro gravado por Walmir Chagas e o segundo por Gerlane Lops. Aliás, Walmir Chagas como ele mesmo ou como o Véio Mangaba, é um dos maiores intérpretes da obra de Bráulio de Castro. Bubuska é outro que deu um show na gravação de Fogão, que era só um frevo de rua, mas que ganhou uma letra perfeita de Bráulio.

Todos os ritmos se encontram na obra de Bráulio de Castro: samba, forró, maracatu, frevo-canção, coco, embolada e até música para o pastoril profano. Eu, particularmente, sou um apaixonado pela alegria dos seus frevos e pela simplicidade e beleza dos seus sambas. É a personalidade do mundo da música que escolhi para ser meu patrono na Academia Passa Disco da Música Nordestina. A modéstia dele é uma coisa impressionante: “eu não sou m... nenhuma, só nasci com esse dom de milhares de nordestinos que é compor. Como dizia o velho Lua (Luiz Gonzaga): o Nordeste é um juazeiro carregadinho de compositores”.

Recife/PE, 21/7/2011

Fonte: Overmundo

Galo goleia Arsenal.

O Galo de Ronaldinho e Bernard ensinaram os argentinos a sambar em Buenos Aires.

Os mineiros golearam o Arsenal por 5x2 e ratificaram a liderança na competição sulamericana.

Furch e Aguirre fizeram os gols portenhos enquanto Bernard (3 vezes), Diego Tardelli e Jô marcaram os gols da equipe mineira.


Bernard foi o nome do jogo com 3 gols, além de criar outras oportunidades durante os 90 minutos. Ronaldinho fez uma boa partida mas já no fim do jogo perdeu a oportunidade do 6º gol desperdiçando a cobrança de um penalti.

Cuca elogiou muito a forma equilibrada e incisiva do elenco diante dos argentinos e ressaltou " essa vitória fora de casa foi uma resposta positiva as dúvidas quanto a apresentação do Galo longe de Minas".

O Galo terá pela frente na próxima rodada o The Strongest no Independência no dia 07/03.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Passeio Merengue.


E não é que o Barça levou um chocolate em casa (1x3). Pra piorar diante do seu maior rival, o Real Madrid.

Os comandados de Mourinho tiveram Cristiano Ronaldo em noite inspirada e contaram com uma atuação apagada de Messi e companhia.

Se do lado branco sobrou disposição e consciência tática, aos catalães lhe faltaram a marca registrada das últimas 4 temporadas, o toque de bola refinado e as jogadas geniais.

Um verdadeiro passeio.

Olé...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fortaleza vence no Castelão e Ceará arranca empate em Arapiraca.

Fortaleza e Ceará conseguiram bons resultados na primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste.

CASTELÃO

Jogando com o apoio de mais de 30 mil tricolores, o Leão começou arrasador e abriu 2x0 com gols de Jailson e Jackson Caucaia ainda na primeira etapa deram a impressão que os cearenses iriam golear o Campinense e decidir a classificação.

Jailson marcou um dos gols da vitória do Tricolor.

Os paraibanos conseguiram reagir apenas nos 15 minutos finais, e foi o suficiente para chegarem ao gol marcado por Ricardo Maranhão, recolocando a Raposa novamente na briga pela vaga na final.

No jogo da volta (03/03), o Tricolor joga pelo empate. Em caso de vitória simples (1x0) da Raposa a classificação fica para o representante de Campina Grande.

ARAPIRACA

Emoção e gols não faltaram no jogo realizado na terra do fumo.

O ASA como se esperava jogou quase toda a partida no intuito de vencer e levar alguma vantagem para a capital cearense, mas os alagoanos enfrentaram um Ceará que usou das falhas e do afobamento do adversário as suas armas para chegar aos seus 3 gols.

Em jogo movimento ASA e Ceará ficaram no empate

Léo Gamalho, Pedro Silva e Tiago Garça marcaram para o ASA enquanto Ricardinho, Pingo e Lulinha fizeram os gols do Vozão.

Na partida de volta no Castelão (03/03), o Vozão joga pelo empate em 0x0 - 1x1 e até 2x2. No caso igualdade em 3x3 iremos para os penaltis e qualquer que seja a equipe vencedora assegura a vaga na final.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Futebol Internacional - PSG muda símbolo mais uma vez

O clube francês visando globalizar ainda mais a sua marca, adotou a estratégia de mudar o seu escudo, o Paris Saint-Germain, irá dar ainda mais destaque ao nome da capital francesa, o "PARIS" ficará ainda mais destacado a partir da próxima temporada oficialmente.

Segue abaixo o comunicado oficial feito pelo clube:

“O novo escudo, que será lançado oficialmente no início da próxima temporada, expressa a posição do clube em torno do legado de excelência imposto pela referência a Paris e aos seus valores universais: ética e estáetica.

O Paris Saint-Germain decidiu aproveitar o grande trunfo da marca: Paris.

O nome Paris ficará evidenciado, com a Torre Eiffel no centro do símbolo. Na base, o nome de Saint-Germain estará associado à flor de lis.

A tipografia foi inspirada em marcas parisienses, as cores ficaram mais brilhantes e ganharam mais destaque.
Mais imediato, o escudo dará a nossa marca ressoar nas mentes dos fãs de futebol em todo o Mundo.”

No decorrer de sua história o clube que foi fundado em 1970, mudou por algumas vezes e de maneira significativa seu escudo como podemos verificar abaixo, algumas delas:



(post/publicado originalmente no site: http://www.futebolmarketing.com.br)

Literatura - NUNCA HOUVE UM HOMEM COMO HELENO


Como o Blog trata não apenas do Futebol como frisamos anteriormente e é de fácil verificação no próprio título, inauguro uma postagem minha aqui com das minhas paixões, que é a literatura, trago uma indicação que me tocou bastante quando do conhecimento de um pouco da vida de Heleno de Freitas, confesso que não vi o filme mas adorei o livro. segue abaixo uma pequena sinopse de autoria do Jornalista e Escritor, Rui Castro.


Heleno de Freitas deixava um rastro de Carnaval por onde passava.

Primeiro, pelos dribles e gols com a camisa do Botafogo – foi o grande ídolo da Estrela Solitária na era pré-Garrincha. Depois, pelo aroma de lança-perfume que o envolvia, e não apenas nos três dias de folia – era dependente de éter e isso acelerou seu fim. Para Heleno, a vida era uma festa, interrompida por alguns momentos de lucidez.

E só muito mais tarde se descobriu: a festa era a sífilis, a loucura, a explicar sua fascinante dupla personalidade – em campo, ele era o carrasco dos adversários e dos companheiros, que ele humilhava por igual com seu inatingível perfeccionismo; fora dele, era o sedutor irresistível, que circulava pela sociedade carioca dos anos 1940 e arrebatava as mulheres.

Em Nunca Houve um Homem como Heleno, Marcos Eduardo Neves resgata um ser humano que teria sido patético e marcante em qualquer atividade. O acaso quis que Heleno jogasse futebol, daí o ineditismo dessa narrativa: um drama quase cinematográfico, estrelado por um galã de calções e chuteiras – da praia aos estádios, das boates ao hospício, tudo isso em apenas 39 anos de vida, 305 jogos e 251 gols que valeram por mil.

(Ruy Castro, jornalista e escritor)

Abaixo os relatos de dois dos maiores cronista da história do futebol brasileiro, que tiveram a chance de vê lo atuar.


“Heleno de Freitas, o craque das mais belas expressões corporais que conheci nos estádios, morreu, sem gestos, de paralisia progressiva, e descansa, hoje, no cemitério de São João Nepomuceno, onde nasceu um dia para jogar a própria vida num match sem intervalo entre a glória e a desgraça.” (Armando Nogueira)


“(Heleno) brigava com todo mundo e, em vez de ajudar, inibia os companheiros. Os jornais mentiam a seu respeito, inventavam histórias, diziam que ele, fora do campo, era um gentleman. Mas não era. Nem dentro nem fora de campo ele era um gentleman. Apenas um homem de nervos esbandalhados, vítima de um irrecuperável desequilíbrio nervoso. Das arquibancadas era difícil notar e os jornais puseram em moda a palavra temperamental, para definir seu mau gênio.” (Sérgio Porto)

Boa Leitura!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

De Bom Jardim a Olinda, com o Santinha no coração


A entrevista que segue foi gentilmente cedida pelo Professor Clóvis Campêlo e originalmente publicada no excelente blog geleiageneral.blogspot.com.br, nessa semana tive a honra e certamente o privilégio de conhecer pessoalmente o Mestre Bráulio de Castro, assim como o Professor Clóvis que me deu a oportunidade de trazer aos leitores tal conteúdo o mesmo me deu a chance de entrar em contato com o Mestre Bráulio inicialmente pela internet e curioso que sou pelas referencias que li e que ouvi falar, marcamos um encontro na casa do Carnaval no Pátio de São Pedro e teve o privilégio de conhecer esse homem sem dúvidas admirável, conversamos longamente, trocamos ideias, sem dúvidas mais ouvi que falei as muitas histórias, chegando inclusive a dar uma volta nos arredores do Pátio com uma ida ao Mercado de São José onde conheci alguns dos seus amigos e enxerguei ainda mais a grandeza desse Mestre que leva Bom Jardim nas lembranças e no coração, assim como eu a minha Vertentes.

Esequias Pierre Filho




 Fotos: Cida Machado/2011

DE BOM JARDIM A OLINDA, COM O SANTINHA NO CORAÇÃO

Clóvis Campêlo

Confesso que até algum tempo atrás era completamente ignorante em relação a Bráulio de Castro e suas músicas. Quem primeiro me chamou a atenção sobre ele foi Júlio Vila Nova. Depois, no CD “Dez Carnavais”, do Bloco Lírico Cordas e Retalhos, do qual Júlio é o presidente, descubro a música “O mais querido”, uma parceria dele com Fátima de Castro, sua mulher e prima legítima, e também compositora, cantora e instrumentista. É mole?

Mais adiante, nos contatos por mim mantidos para a produção do programa “Trem das Onze”, na Rádio Universitária AM do Recife, Walmir Chagas, o Velho Mangaba, presenteia-me com dois CDs seus, onde constam outras músicas compostas por Bráulio, entre elas o maracatu “Pátio do Terço” e o frevo-canção “Pernambucaneando”, pelas quais me apaixonei. A partir dali, ficou patente para mim todo o talento de Bráulio de Castro.

O melhor, porém, ainda estava por vir. Descubro que, assim como eu, Bráulio também é torcedor do Santa Cruz. Passamos a trocar figurinhas pela internet. Eu, enviando-lhe as matérias postadas no blog “Santa Cruz, a história e a glória”, e ele, comentando o material recebido. Depois de intenso vai-e-vem, proponho-lhe uma entrevista sobre o Santinha. Ele sugere que deixemos a entrevista para depois do jogo com o Treze de Campina Grande, no dia 16 de outubro, quando já teríamos definida a situação do Santa Cruz na Série D do Campeonato Brasileiro. O Santa se classifica para as semifinais da competição, nossos corações se acalmam e marcamos o encontro para o dia 22.

No dia marcado, às 10 horas, conforme o combinado, acompanhado de Cida Machado, chego na sua casa, numa rua aprazível do bairro de Casa Caiada, em Olinda, onde somos recebidos por ele e Fátima.

Para um entrevistador, não existe nada melhor do que um entrevistado falastrão. Descubro que Bráulio é assim. Puxa uma história atrás da outra – e olhe que são muitas! Nem mesmo precisei me utilizar das perguntas que tinha elaborado anteriormente.

Bráulio de Castro nasceu na cidade pernambucana de Bom Jardim, em 1942. Ainda menino, teve um sério problema de saúde que foi curado pelo leite de Francisca do Pezão, pedinte da cidade que lhe serviu de ama-de-leite.

Em 1949, veio para o Recife, acompanhando o avô paterno Ademário Gomes de Castro, indo morar no Largo São Luís, no bairro de Casa Amarela, naquele tempo já com uma grande população. Acostumado à tranqüilidade do interior, seu avô não se habituou com a agitação do lugar e, no ano seguinte, mudou-se para a Rua Ambrósio Machado, no bairro da Iputinga, bairro mais tranqüilo e onde havia muitos torcedores do Santa Cruz. Ilude-se, porém, quem pensa que a sua paixão pelo clube das três cores nasceu ali. Oriundo de uma família tricolor, ele já veio de Bom Jardim com a cabeça feita. Diz que, na verdade, curtiu duas infâncias felizes: no Recife, na casa do avô, tomando banho no rio Capibaribe, e nas férias, em Bom Jardim, onde tomava banho no rio Tracunhaém.

Em 1957, lembra da campanha feita pelo Santa Cruz para a contratação de Aldemar. O povo ia de bonde para a sede do clube, no bairro do Arruda, onde, aos pés de uma bandeira tricolor, depositava a sua contribuição para a contratação do craque. O Santinha formou uma grande equipe e foi supercampeão pernambucano de futebol, naquele ano.

Em 1964, homem feito, Bráulio ocupava o cargo de fiscal do Instituto Brasileiro do Café, quando, em abril, instala-se no País a ditadura militar. Dois meses depois, por conta da sua participação no movimento estudantil, é cassado do cargo que ocupava no IBC. Sem muitas oportunidades de trabalho no Recife, cinco anos depois, em 1969, resolve transferir-se para São Paulo. Chega à Terra da Garoa na mesma época da edição do famigerado Ato Institucional nº 5. Era um tempo difícil, de incertezas e de medos.

Mesmo assim, morou 22 anos em São Paulo, só retornando ao Recife no início dos anos 90. Confessa que chegou na Paulicéia disposto a torcer pelo time do São Paulo, por conta da identificação com as cores do Santa Cruz. Mas logo se apaixonou pelo Corínthias e seu povão. Não teve mais jeito: tornou-se corintiano.

Em São Paulo conviveu com grandes nomes da MPB, como Lupicínio Rodrigues e Adoniran Barbosa, do qual, inclusive, chegou a ser parceiro, dedicando-lhe três composições, duas feitas quando o compositor já era falecido. Vários outros nomes da música popular brasileira também gravaram as suas músicas, como Francisco Petrônio, que gravou a sua composição “Borracha do Tempo”, único samba incluído no seleto repertório do cantor.

Hoje, tranquilamente instalado em Olinda, Bráulio continua compondo e torcendo pelo Santa Cruz. Por conta da hipertensão e com medo da violência das torcidas, dificilmente vai à campo. A sua paixão pelo clube coral, porém, não arrefece. Lançou há poucos dias um CD com quatorze composições, entre frevos, sambas e maracatus, interpretadas por ele mesmo, Fátima de Castro, Bubuska Valença, Walmir Chagas, Chico Nunes e Edy Carlos, dedicadas ao Mais Querido de Pernambuco e em comemoração à conquista do campeonato estadual deste ano. No disco ainda homenageia a Bacalhau de Garanhuns, a quem chama de maior torcedor do mundo.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como é bom escutar o RATM!!

Por : Fábio Nascimento


O nome do Blog - Futebol, Música, Literatura e Debates já demonstra o nosso intuito em abranger alguns dos assuntos mais interessantes em nossas vidas. Faz tempo que não escrevo sobre a minha maior paixão (engana-se quem acha que é a bola), a música, então vou deixar os assuntos esportivos e literários de lado, e falar de uma das minhas bandas favoritas.

Em 2010 estava no Rio visitando a minha trupe carioca (mãe, irmãos e sobrinho), era tempo de Copa do Mundo. Todas as ruas da Ilha estavam coloridas de amarelo e verde, além da ansiedade do povo por mais um título mundial de futebol.

Meu irmão é músico (sem querer puxar a brasa para a família, músico dos bons por sinal) e pra falar a verdade nós estávamos meio alheios a todo aquele alvoroço futebolístico, nossos assuntos invariavelmente começavam ou terminavam em música.

Relembramos as bandas que escutávamos quando moleques, as bandas preferidas, as que odiávamos e chegamos aos shows do sonhos. Citamos vários, mas 2 eram marcantes, um seria do Led Zeppelin, o outro do Rage Against The Machine.

À época o Led tinha um projeto aqui e alí que juntava os músicos originais e mais o filho de John Bonham. Já o RATM havia realizado alguns shows esporádicos desde 2007, mas anunciaram naquele mesmo ano que voltariam a fazer uma turnê com os membros originais após 10 anos do fim da banda.


Pois num é que os cabras realmente voltaram em 2010 (turnê pela América do Sul e do Norte), e como diz o nordestino "vieram com gosto de gás". Zack, Tim, Brad e Tom pareciam que tinham dado apenas 1 semana de descanso para recarregar as baterias ao invés dos intermináveis 10 anos de separação.

O show no SWU em Itú (como eu queria estar lá ) foi espetacular apesar dos problemas no áudio. O importante na verdade era ter a oportunidade de escutar músicas como Bulls on Parade, Bombtrack, Wake Up, Killing in the Name, Vietnow, Renegades Of Funk, provando que eles continuavam a fazer da música não só por divertimento, e sim, um instrumento de protesto e de denuncia.

Em 2012, o RATM trouxe o cd comemorativo de 20 anos do lançamento do emblemático Rage Against The Machine (1º cd da banda), trazendo no total 15 faixas (sendo 10 do cd original + 5 músicas bônus).


O RAGE sempre ficou marcado por não ser apenas uma banda, e sim, um veículo de divulgação a favor de vários grupos sociais que lutam por exemplo pela liberdade no Tibet, pela reforma agrária no México e no Brasil, além de combater ferozmente o capitalismo sem medida dos americanos.

Ter o RATM no cenário novamente (mesmo que em poucos shows no ano) é ser agraciado com o que de melhor apareceu entre o final de século passado e o inicio desse novo milênio no ROCK, portanto, como o próprio Zack esbraveja em boa parte das suas letras  "VIVA LA REVOLUCION" e aproveite SEM MODERAÇÃO!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Patativa.


O Central Sport Club sempre foi considerado a 4ª força do futebol pernambucano.
São históricas as batalhas realizadas pelo Central diante do Sport, Santa Cruz e Náutico principalmente quando os jogos eram realizados no Lacerdão.

Infelizmente nos últimos anos, a Patativa vinha realizando campanhas ruins ou apenas perambulando pelo meio da tabela, muito aquém das suas tradições no futebol pernambucano.

No entanto, em 2013, os torcedores centralinos voltaram a sentir orgulho da "Patativa do Agreste".Mesmo perdendo o título simbólico do primeiro turno e a vaga na Copa do Brasil 2014 para o Náutico no saldo de gols (9 a 8 a favor do alvi-rubros), a campanha no Estadual do Central foi praticamente perfeita. Foram 19 pontos em 8 jogos, com 6 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.

Que a "Patativa" siga o exemplo do Salgueiro na temporada passada, e continue brigando por uma vaga na Série D, na Copa do Nordeste e do Brasil em 2014 e se os grandes vacilarem quem sabe beliscar o Estadual.

Curtinhas.

Milan x Barcelona
Os Rossoneros deram uma aula de aplicação tática e aproveitamento.
Com o resultado de 2x0, os italianos jogam agora no Camp Nou podendo até perder por um gol de diferença que estará nas quartas de final da Champions.


Timão
Apesar das inúmeras chances perdidas por Emerson Sheik, o empate em 1x1 diante do San Jose jogando nas nuvens pode até ser considerado um bom resultado para o atual campeão das Américas.


Náutico
Kiesa, sempre Kiesa.
O atacante alvi-rubro foi o maior destaque da vitória por 3x2 diante do bom time do Belo Jardim. Com o resultado no interior, o Timbú garante sua vaga na Copa do Brasil 2014 além do título simbólico do 1º turno.


Drogba
O marfinense estreou pelo Galatasaray e mostrou que continua sendo perigoso. Mesmo com o empate em 1x1 na Turquia, Drogba fez uma boa partida contra o Schalke 04.


Fluminense x Gremio
O Tricolor gaúcho aplicou um verdadeiro chocolate no Fluminense em pleno Engenhão.
A superioridade do Grêmio foi tamanha que o técnico Abel Braga em sua coletiva falou "Não há como contestar o resultado. Não criamos, e ainda assistimos passivos o jogo aplicado pelo Grêmio"

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Liga Ipojucana - Nova presidência toma posse.

Esta marcada para hoje as 19h00 no Auditório da Prefeitura de Ipojuca a posse do novo Presidente da Liga  Desportiva Ipojucana, Sr. Mario Severino, conhecido no meio esportivo como Buba, bem como o Vice-Presidente Sr.Jael Silva para o biênio 2013-2014.

Mario Buba ( à esquerda na foto) e Jael Silva ( à direita na foto) participando da premiação da Copa Porto de Galinhas Sub-17

Já estão confirmadas as presenças do Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Sr. Evandro Carvalho, do Prefeito de Ipojuca, Sr.Carlos Santana e do Secretário de Juventude e Esportes, Sr. Miqueias Silva.

A Rádio Porto Mar FM estará presente na solenidade e transmitirá ao vivo a partir das 20h00 dentro do Programa Porto Mar Esporte Clube com Fábio Nascimento, Washington Antonio e Marcio Lima.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Curtinhas.

Dzeko
O atacante bósnio Dzeko afirmou que poderia reduzir o seu salário para jogar no Borussia.
Dzeko recebe atualmente algo em torno de R$364 mil por SEMANA no City.
Ôh bichinho, tô pensando no aperto que ele vai passar se retornar para a Alemanha.


"Gato"
E o "gato" do mandatário da CBF hein?
O tal do Marin entrará para a história mais pelas alcunhas do que pelos títulos que ganhará no comando da entidade, antes, "zé das medalhas" agora "rei do gato".


Champions
Teremos 2 bons jogos pela competição européia nessa terça
Arsenal x Bayern em Londres.
Porto x Malagá na Cidade do Porto.


Neymar
R$167 milhões é o que o City estaria disposto a pagar pelo garoto prodígio da Vila.
Seja em que moeda for, é MUITA grana.



Pistorius
A cada novo fato exposto pela policia sul-africana torna-se ainda mais difícil entender o que faz uma lenda se tornar um assassino.


Fred "Beijoqueiro"
Nas décadas de 80 e 90 um famoso personagem alegrava os estádios cariocas, era o "beijoqueiro". Esse personagem beijou os maiores jogadores do Brasil e do Mundo, além de celebridades da música, cinema e política.
Será que o Fred estaria querendo tomar o lugar do "beijoqueiro" original?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Copa do Nordeste - Semifinal.

ASA, Campinense, Ceará e Fortaleza garantiram passagem para as semifinais da Copa do Nordeste.

Em Natal, o ASA venceu o ABC de virada por 2x1.
A Raposa empatou em 2x2 com o Sport e se garantiu pelos gols marcados fora de casa.
O Fortaleza venceu o Santa Cruz por 2x1 com 30 mil tricolores no Arruda.
O Vozão atropelou o Vitória no Barradão e sapecou 4x1 no Leão.

Os confrontos da semifinal ficaram da seguinte maneira :

Arte :  Blog Cássio Zirpoli

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fortaleza vence o Santa Cruz no Arruda lotado.

De nada adiantou os mais de 30mil torcedores do Santa incentivarem o "Mais Querido" no Arruda.

O Fortaleza fez certamente a sua melhor partida na Copa do Nordeste e assim como no Brasileiro da Série C venceu o Santa Cruz por 2x1.

Dênis Marques abriu o placar para o Santinha enquanto Júlio Madureira e Assisinho já aos 47/2T calaram o Arruda e garantiram a vaga na próxima fase da Copa do Nordeste.


O "Tricolor do Pici" contou também com a grande partida do goleiro João Carlos que no momento mais importante da partida defendeu o penalti batido por Danilo Santos e voltou a dar esperança aos cearenses em busca da virada que viria já nos acréscimos.

O Fortaleza enfrenta agora o Campinense na busca pela final do Nordestão.

Ceará humilha o Vitória no Barradão.


O Vozão simplesmente atropelou o Vitória em pleno Barradão aplicando-lhe uma goleada de 4x1 pela Copa do Nordeste.

Magno Alves, Rafael Vaz, Eric e Pingo fizeram os gols da equipe cearense enquanto Maxi Biancucchi descontou para os baianos.

A se lamentar apenas a fraquíssima arbitragem do Sr.Gilberto Rodrigues Castro Junior.

Com o resultado, o Vozão agora enfrenta o ASA pela semifinal da Copa do Nordeste.

Mistica do Clássico.


Que o elenco do Palmeiras é limitado todo mundo já sabe.
Que o Corinthians tem um dos 3 melhores times do Brasil também é óbvio.

Mas, hoje no Derbi paulista estou achando que a celebre frase que diz "clássico não tem favorito" vai ser demonstrada mais uma vez em campo.

Veremos...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ASA vence ABC no Frasqueirão.

O ASA venceu de virada o ABC por 2x1 em pleno Frasqueirão e chega pela primeira vez em sua história em uma semifinal de campeonato regional.

Junior Xuxa abriu o placar para o time potiguar e deu a falsa esperança de classificação aos mais de 10mil torcedores do "Mais Querido". Ledo engano, Didira e Osmar fizeram os gols do representante da terra do fumo e definiram o placar da partida.

O ASA agora espera o vencedor do confronto entre Vitória e Ceará para saber seu adversário na semifinal do Nordestão.

Na outra chave o Campinense empatou em 2x2 com o Sport na Ilha e garantiu sua vaga.

Nesse domingo outros 2 clubes selarão sua classificação,  que Santa Cruz e Vitória tomem cuidado com a zebra que já andou solta pelos gramados nesse sábado.



Raposa Matreira.

Arte : Blog do Roberto

Sagaz, esperta e sem alardes como é do seu feitio, a Raposa calou o Leão dentro da Ilha.

Um 2x2 que retrata de forma fiel o arrojo da equipe paraibana que em momento algum se intimidou com os mais de 20 mil leoninos que apoiavam o Sport.

Bismarck e Zé Paulo marcaram para a Raposa enquanto Felipe Azevedo fez os 2 gols do rubro-negro pernambucano.

Grande trabalho de Oliveira Canindé!

E agora, quem dúvidas da Raposa?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vitória foi o único a vencer pelo Nordestão nas Quartas

Ontem a noite jogando fora de casa contra o Ceará o Leão baiano foi a unica equipe a vencer dentre todas as equipes envolvidas nas quartas de final do Campeonato do Nordeste e ajudou a reforçar a tendência de uma primeira rodada bastante favorável para as equipes visitantes, e mesmo com um PV lotado de Cearenses o Vitória se impôs e encaminhou bem sua classificação.

No fim de semana, vão ocorrer os jogos de volta e conheceremos as quatro equipes que ainda vão lutando pelo título regional.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Até agora tudo igual

Na noite noite dessa quarta-feira de cinzas, nos jogos que abriram a segunda fase do Nordestão, os três jogos acabaram em igualdade, jogando em Fortaleza, o Tricolor do Pici enfrentou os Pernambucanos do Santa Cruz  em jogo movimentado que acabou 3x3.

Campinense e Sport ficaram no 0x0 em jogo ocorrido em Campina Grande, assim como no jogo entre ASA e ABC que duelaram em Arapiraca, que também não saiu do 0x0.

No complemento da rodada, também na cidade de Fortaleza, o Ceará irá enfrentar o Vitória, hoje a noite no estádio Presidente Vargas.

Náutico vence fora de casa e mantém a liderança



Jogando em Petrolina contra a equipe local o Timbu venceu por 1x0 e afundou ainda mais a equipe sertaneja que continua na lanterna da competição, já o Náutico continua invicto e contou ainda com o gol do estreante Vinicius Pacheco para garantir mais três pontos. 

Outros resultados:

Serra Talhada 1 x 4 Pesqueira 
Belo Jardim 1 x 0 Ypiranga 
Central 2 x 1 Chã Grande

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Visitantes indigestos.


Os visitantes fizeram bonito na abertura das oitavas de final da Champions.

O PSG venceu o Valencia na Espanha por 2x1 e leva a vantagem para Paris.
A "Vecchia Signora" passou por cima do Celtic. 3x0 e classificação encaminhada.
O Borussia conseguiu um bom empate em 2x2 diante do Shakhtar em Donetsk.
No CLÁSSICO da rodada, Real Madrid e Machester United ficaram no 1x1 no Bernabéu.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Incompetência ou má-fé?

Por : Fábio Nascimento


O caso do desaparecimento do atacante Rogério (mais um no futebol pernambucano) deixa no ar o seguinte questionamento : Foi INCOMPETÊNCIA ou MÁ-FÉ?

Se realmente a diretoria timbu deu a mancada de não recolher o FGTS e o INSS do jogador, tanto presidente quanto diretores serão cobrados pela incompetência e pelo amadorismo na condução dos interesses do clube.

E se for má-fé? O que se percebe no ar é um jogo de interesses (empresários) por trás dessa atitude, e isso, veremos ser confirmado no decorrer dessa semana.

Fato concreto, é que o atacante Rogério esta cuspindo no prato que comeu!

O Náutico lhe deu todo suporte (emocional e financeiro) no pior momento de sua carreira quando ficou afastado dos gramados por 7 meses em decorrência de uma contusão no joelho, caberia ao atleta pelo menos respeitar a instituição.


E quem sai perdendo nesse imbróglio? Na minha opinião apenas o Rogério!!

O Náutico é grande, e jogadores como Rogério virão e passarão pelo Timbú. Já Rogério, perdeu a oportunidade de se  tornar um ídolo alvirubro (até pela superação), e deixar seu nome gravado na história do clube.

Mais um que escolhe o torto e sinuoso caminho da ingratidão...BOA SORTE!

Champions.

Por : Fábio Nascimento

4 jogos abrem as oitavas de final da Champions League.

Celtic x Juventus - Os escoceses jogam em Glasgow buscando reverter o favoritismo italiano. Os britânicos tem a seu favor além do fator campo, a confiança de todo o elenco no bom trabalho do técnico Neil Lennom, e principalmente uma Juventos que possui bom jogadores mas não consegue empolgar em seus jogos.

Valência x PSG  - O novo rico francês tem sua primeira oportunidade de traduzir todo o investimento realizado na temporada em resultado dentro de campo, mas, terá pela frente um Valência que fez uma ótima primeira fase e perdeu a liderança para o Bayern no saldo de gols.

Shakhtar x Borussia - Os ucranianos perderam seu principal jogador, William, que foi vendido por quase R$90milhões para o Anzhi e enfrentar um Borussia que mostrou o melhor futebol na primeira fase. Se tivesse que apostar meu dinheiro ( e eu não aposto ), seria nos alemães.

Real Madrid x Manchester United - O confronto mais equilibrado dessas oitavas de final. De um lado, o Madrid contando com jogadores como Ozil, Xabi Alonso, Benzema e Cristiano Ronaldo. De outro, um Manchester conhecido pela sua forma frieza e precisão cirúrgica em jogos dessa envergadura.

Arte : Globo.com

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Unidos do Nordestão.

No clima de carnaval resolvi colocar na passarela os melhores jogadores em suas posições na primeira fase da competição regional, criando assim, o Unidos do Nordestão.

1 - Magrão ( Sport )
2 - Cicinho ( Sport )
3 - Cesar ( Santa Cruz )
4 - David Braz ( Vitória )
6 - Renatinho ( Santa Cruz )
5 - Esley ( Fortaleza )
7 - Bismarck ( Campinense )
8 - Ricardinho ( Ceará )
10 - Marco Aurélio ( Sport )
9 - Marcelo Nicácio ( Vitória )
11 - Rodrigo Silva ( ABC )

Reservas : Dida (América-RN), Osmar (ASA), Matheus (Sport), Richardson (Confiança), Lucas (Fortaleza), Didira (ASA), Netinho (América-RN) e Jailson (Fortaleza)

Técnico : Oliveira Canindé (Campinense)

E aí, concorda? discorda? Dê a sua opinião!