domingo, 29 de abril de 2012

Obrigado, Mãe Bahia.

Baianos são nômades. Apesar da adoração pela própria origem, metem o pé no mundo e levam seu berço a todo lugar. Uma identidade cultural forte, quase religiosa, sincrética, ou melhor: sincrétnica, mas fundamentalmente própria se mostra em vários cantos e amplos do mundo.
O Rio de Janeiro, essa histórica Meca nacional, tem uma população de baianos que nos leva a imaginar que se o Rio e Bahia fossem países diferentes, baianos teriam Green Card na Terra de São Sebastião. São muitos: natos baianos do dendê ou  cariocas da gema filhos e netos de baianos exercendo todo tipo de atividade: não vamos cair no estereótipo da música ou das artes. Estamos nelas sim, mas fundamentalmente estamos em todo ramo de atividade. O túnel Rebouças que reúne a Zona Sul à Zona Norte, por exemplo, tem seu nome em homenagem a dois irmãos de Cachoeira que fizeram história na corte carioca: André e Antonio Rebouças, pilares da nossa engenharia, e num tempo escravista, negros abolicionistas. E baianos.  Como são baianos muitos jovens profissionais que trazem sua força de trabalho e talento ao Rio hoje em dia.
Mas para o torcedor do Bahea, vale mesmo é  que o túnel lembra Roberto Rebouças, zagueiro padroeiro da defesa tricolor, e liga a Zona Sul à Zona Norte, onde ficam Vila Isabel e o Andaraí, os bairros que disputam a localização da Trigo e Cevada, onde se concentra a Embaixada Tricolor Bahea da Guanabara para assistir os jogos do Bahia.
Neste domingo, a expectativa que havia de acompanharmos o tricolor se esvaiu com as noticias de que o PFC não transmitiria o jogo. Ignorou completamente a razão, bom sujeito não foi, e , ruim da cabeça, chutou nossa perspectiva com seu pé doente. Mas somos da turma tricolor: um laptop com conexão e um site transmissor de sinal da TV Bahia, de Salvador (é essa pirataria de sinal que eles querem estimular?) nos fez tentar, a lentos quadros por muitos segundos e até mi, tentar acompanhar o jogo entre Bahia e Vitória da Conquista.
Sinceramente, quando escrevo esse texto, nem tenho como detalhar nenhuma emoção do jogo em si, pelo que acontecia nele. A tortura era tanta, pelas precárias condições de acompanhar a luta tricolor em campo, em  imagens  que congelavam após um lançamento em direção ao gol adversário,ou aquela troca de passes invadindo a área do bode,que o grito de gol nunca foi tão surdo. Porque se frustrava na própria expectativa do fim da jogada. Havia uma jogada de perigo e ela parava na Rede Sacana de Computadores. Cobrança de lateral ou comentaristas falando abobrinha, tudo bem: parecia que estávamos em tempo realmente real, a transmissão corria solta e leve.  Mas bastava o tricolor partir para cima articulando nossas expectativas e ...Travava.

Ficávamos esperando o tempo da transmissão se regularizar na esperança de podermos ver algum dos nossos vibrando em direção à torcida.

Nada.

Até que tudo parou de vez. A transmissão caiu. Nada se sabia sobre o jogo do Bahia. Minutos terríveis se passando naquele zero a zero que eliminaria o tricolor da final.  E oito  bravos tricolores baianos no Rio se calaram. Nossas mentes foram invadidas por tudo que o silêncio pode proporcionar aos 42 minutos do segundo tempo com seu time caminhando para uma eliminação. Todo tipo de imaginação, toda multiplicação da tristeza.

Então um telefone tocou.
O que pode gerar um celular tocando num bar? Nada de especial, muitas vezes nem seria  atendido. Mas não esse.
Alguém teve esperança:
-Foi gol.
Cada um de nós olhou para aquele aparelhinho com olhos de fome feliz, esperando um sorteio, uma notícia boa  do ultimo sopro de esperança

O Dono atendeu:
- Oi mãe, e aí?

Os olhos do filho brilharam felizes,

-  GOL DO BAHEA PORRA!!!
Dona Ana, mãe do Mateus “Coroa”, muito obrigado, minha querida tricolor.
A senhora, quando ligou de Salvador  para dar um presente ao seu filho aqui no Rio, adotou prontamente mais sete "filhos".  
Meu número é 8602 7761. Fique à vontade pra me fazer feliz sempre que quiser.


João Bani

ESTADUAIS - Decisões


O Botafogo venceu o Vasco por 3x1 garantindo o título da Taça Rio, e decide o campeonato carioca diante do Fluminense.

No Clássico SanSão deu Santos, com mais uma atuação de gala de Neymar. Já no Derbi campineiro, o Bugre venceu a Ponte por 3x1 e chega a final do paulista depois de 24 anos.

O América venceu o Cruzeiro nos 2 jogos da semifinal mineira e vai a decisão diante do Galo.

Sport e Náutico ficaram no 0x0, e com esse resultado o Leão vai em busca do título.

No Grenal, o Inter venceu por 2x1 conquistando o 2º turno do estadual e indo a decisão contra o Caxias.

O Tricolor venceu o Vitória da Conquista por 1x0 e com o gol da vitória no último minuto, teremos mais um Ba-Vi na final.

O América venceu o ABC por 2x1 na primeira partida da final do potiguar.

Fortaleza e Ceará decidem mais uma vez o campeonato cearense.

Atlético e Goias venceram com autoridade e fazem a final do goiano.

O Avaí conseguiu reverter a vantagem da Chapecoense vencendo a partida por 2x1 e enfrenta na final o Figueirense que passou pelo Joinville.

Carpegiani esta de volta.

O Vitória anunciou oficialmente a contratação de Paulo Cesar Carpegiani para comandar o rubro-negro nesse final de campeonato baiano e no brasileiro da Série B.

PCC como é chamado, já passou pelo Vitória em 2009 e fez um trabalho razoável no comando da equipe, conquistando o baiano e deixando o clube em 10º no brasileiro quando demitido. 

Conhecido por montar bons times, Carpegiani também tem a fama de "inventor" em certos momentos, mas retorna ao Leão com boa aceitação por parte da torcida.

PCC vai ter trabalho, esse atual time do Vitória ainda não conseguiu conquistar a confiança da torcida, e vai precisar de reforços para brigar por uma das 4 vagas que dão acesso a elite. 

Acho que a diretoria acertou, não consigo pensar em outro técnico com nível de Série A que esteja disponível  no mercado, e que principalmente queira enfrentar a pedreira que é a Série B.

Boa Sorte Carpergiani!

sábado, 28 de abril de 2012

Leão em mais uma final.


O Vitória venceu nessa tarde o Feirense por 3x2 no Barradão selando assim a sua classificação para mais uma final de campeonato baiano. Na história recente do futebol baiano nenhum clube conseguiu tanto sucesso. Nos últimos 30 anos são 17 títulos e essa é a 11ª final consecutiva que o rubro-negra disputa.

O Leão espera agora o vencedor entre o duelo envolvendo Bahia x Vitória da Conquista. No primeiro jogo o "Bode" levou a melhor e venceu por 1x0, resultado que força o "Tricolor de Aço" a vencer o jogo em Pituaçu.

Essa final de baiano promete ser "apimentada".

GOLS DA PARTIDA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O adeus de um vencedor.


Pep Guardiola conquistou TODOS os títulos que disputou no comando técnico do Barcelona. 

Foram 13 títulos em 4 temporadas, títulos que deixam seu nome gravado na história do clube como técnico com maior números de conquistas nos 113 anos de um gigante no futebol mundial.

Guardiola ainda pode contar daqui a 50/60 anos para seus netos que comandou umas das melhores equipes da história do futebol.

Éh, para quem começou achando que poderia ser um bom assistente, até que se saiu bem como técnico, não acham?!

Quem sabe Pep não desembarca no Brasil, te cuida Mano!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Copa do Brasil


O Galo foi bicado fora de casa pelo Goiás (2x0) e vai ter trabalho para reverter a vantagem do time goiano no jogo de volta em Minas.

O Palmeiras tirou a zica da eliminação no Paulista encima do Paraná (1x2), ficando assim bem perto de chegar as Quartas de Final da Copa do Brasil.

Lusa e Bahia ficaram no empate (0x0), resultado bom para o time baiano que agora decide em Pituaçu a sua sorte.

3 jogos, poucos gols, e nada definido nos jogos que aconteceram nessa quarta!

Flu arranca empate e Santos perde na altitude.

No confronto entre Inter e Fluminense deu empate ( 0x0), melhor para o time carioca que agora decide em casa a passagem para as Quartas de Final. O Colorado até teve chances para vencer, principalmente em oportunidades com Datolo e Jô, mas pararam no goleiro Diego Cavalieri e na trave.

O jogo de volta no Rio tem tudo para ser emocionante!


Na altitude de La Paz, o Santos acabou sucumbindo (2x1) a falta de AR no segundo tempo e principalmente as faltas bem cobradas pelo bom jogador Campos. No jogo de volta, o Santos precisa vencer pelo placar mínimo para passar de fase. 


Não vou ficar encima do muro, arrisco dizer que Fluminense e Santos devem seguir em frente na Libertadores.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Inter x Fluminense : Oitavas com cara de Final.


Esse confronto entre Inter e Fluminense tinha tudo para acontecer um pouco mais a frente nessa edição da Libertadores ou até mesmo em uma final.

O Fluminense fez a melhor campanha de toda fase de grupos e possui um time que conta com a experiência de jogadores como Deco, Fred e Thiago Neves em busca do seu primeiro título continental.

Do lado Colorado, a tradição, os títulos recentes e a famosa garra gaúcha em momentos decisivos aliada a ótimos jogadores como Leandro Damião, Dátolo e Dagoberto.

Se o Flu não poderá contar com Wellington Nem, contundido, o Inter terá prejuízo maior, e não poderá utilizar D'Alessandro e Oscar, 2 dos seus atletas mais importantes.

Beira Rio lotado, clássico, 2 bons times... bem que poderia ser a FINAL!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

"Blues" calam o Camp Nou.


E pela 2ª vez em menos de 4 dias o Camp Nou ficou em silêncio.

Depois da derrota diante de seu maior rival pelo campeonato espanhol no último sábado, o Barça sofreu hoje talvez o maior revés dos últimos anos.


O Chelsea jogou com as armas que tinha em mãos, ou seja, muita obediência tática e nos contra-ataques. E foi jogando dessa forma que Ramirez (golaço) e Fernando Torres levaram o time londrino a sua 2ª final de Champions League.

Ao Barcelona ficou a lição de que até mesmo o melhor jogador do mundo, o melhor time do mundo, o time dos sonhos, não é imbatível.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reta Final.


Na reta final dos principais estaduais pelo Brasil tivemos algumas surpresas, outras confirmações e finais que prometem ser emocionantes.

CARIOCA
Botafogo x Vasco decidem a Taça Rio, quem vencer vai para a final do Fluminense.

PAULISTA
Teremos 2 clássicos nas semifinais do Paulistão.
São Paulo x Santos se enfrentam no Morumbí.
Guarani x Ponte Preta fazem o derbi campineiro no Brinco de Ouro.

MINEIRO
Atlético e Tupi ficaram no 1x1, agora  o Galo precisa apenas de mais um empate para chegar na final.
Já o América venceu por 3x2 o Cruzeiro e reverteu a vantagem do time celeste.

GAÚCHO
Inter x Grêmio decidem a Taça Farroupilha, enquanto isso, o Caxias fica de camarote esperando a vencedor na final do estadual.

PERNAMBUCANO
O Sport aumentou a vantagem diante do Náutico vencendo o  "clássico dos clássicos" por 2x1. No próximo domingo o Leão pode até perder por 1 gol de diferença que garante vaga na final.

O Salgueiro venceu o Santa no interior e agora terá que segurar um empate diante de 50 mil tricolores na partida de volta.

BAIANO
O Tricolor perdeu para o Vitória da Conquista e terá que vencer em Pituaçú.
O Leão terá que vencer o Feirense se quiser chegar a final de mais um estadual.

PARANAENSE
O Coxa venceu o 2º turno e terá que enfrentar novamente o Furacão na busca pelo bicampeonato.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Eu, não convocaria!

No início dessa semana, o presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) Carlos Nunes confirmou que o pivô Nenê e o ala Leandrinho estariam retornando a seleção para a disputa de um torneio internacional preparativo para as Olimpíadas.


Sinceramente, EU se fosse o técnico ou presidente da CBB não contaria com esses atletas. Retornar agora a seleção depois das inúmeras convocações onde ambos se negaram a jogar, principalmente em momentos difíceis e onde a experiência de ambos seria importantíssima pode desestabilizar todo um grupo e projeto.


Magnano é cobra criada,sabe lidar com estrelas, não é a toa que ganhou a medalha de ouro comandando a seleção argentina, mas não arriscaria todo o belo trabalho e conjunto apenas por 1 ou 2 atletas.

O que me deixa mais chateado é praticamente ter a certeza que após disputarem o sonho de qualquer atleta, ou seja, as Olimpíadas, tanto Nenê quanto Leandrinho voltarão a dar as velhas e sabidas desculpas de sempre em outras convocações.

Copa do Brasil - Oitavas de Final


Bons confrontos nessa próxima fase!

Confrontos mais equilibrados :

Atlético-PR x Cruzeiro
Portuguesa x Bahia
Vitória x Botafogo
Goias x Atlético-MG


Barbadas :

Coritiba x Paysandu
São Paulo x Ponte Preta
Grêmio x Fortaleza
Palmeiras x Paraná

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eu acredito em MILAGRES, e você?

"Tem coisas que só acontecem com o Vitória."
Qual o rubro-negro nunca escutou essa frase?!

O que se viu no Barradão na noite dessa quarta-feira fez juz a frase dita acima!

Um Vitória que era derrotado por 2x0 até os 33 minutos da 2ª etapa, dominado e entregue a um ABC competente durante 80 minutos. 

Um Vitória que ainda tinha sua torcida impaciente com jogadores e comissão técnica.

Tudo levava a uma desclassificação prematura e principalmente a um novo início de crise interna no Leão.Então, eis que, em 15 minutos o Vitória não somente vira a partida como faz de uma simples partida um exemplo de superação e raça.


Eu que por muitas vezes critiquei e pus em dúvida a qualidade técnica de Neto Baiano, tenho que dar o braço a torcer e dizer que mesmo ainda o achando um "caneleiro" não posso negar a raça e a disposição que ele emprega em todos os seus jogos. São 46 gols com a camisa rubro-negra apenas no Barradão, passando assim Ramon Menezes como artilheiro do Vitória em seu estádio.

O resultado de ontem representou muito mais que uma simples vitória, serviu para mostrar que mesmo tendo um time limitado é possível brigar para chegar um pouco mais longe na Copa do Brasil, e se deixarem, quem sabe a gente não chega novamente a final como em 2010.

Acho que todo rubro-negro acredita em MILAGRES, e você?

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A esquadra espanhola terá que remar!!

Quem esperava 2 jogos em que os gigantes espanhóis iriam passear diante de Bayern e Chelsea caiu do cavalo. Tanto Bayern quanto Chelsea fizeram seu dever de casa e agora botam pressão em Real e Barcelona no jogo de volta.

Na terça-feira, o time bávaro mostrou porque é o maior clube da Alemanha, e se impôs diante de um Real Madrid que contou com a ajuda do fraco arbitro inglês Howard Webb, que deixou de marcar 2 penaltis claros a favor do time alemão e expulsar Marcelo por entrada violenta em Muller. Concordo que o resultado de 2x1 é apertado, mas se Ribery, Robben e Mario Gomez repetirem a boa partida no Alianza Arena vai ser duro para os "blancos".


Hoje, o Barcelona fez o de sempre, ou seja, teve domínio e posse de bola, perdeu algumas chances, mas teve pela frente um Chelsea que compensou a menor qualidade técnica com muita raça!

Ao final, o placar marcava 1x0 para o time londrino que vai ter que jogar com a mesma intensidade para quem sabe surpreender não somente o Barça como ao mundo.


A esquadra espanhola vai ter que remar muito para chegar a final do maior campeonato de clubes do planeta!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Liga dos Campeões


A partir dessa terça-feira começam as semifinais do maior campeonato de clubes do mundo.

Nessa edição algo inédito poderá acontecer, os 2 maiores clubes da Espanha, Real Madrid e Barcelona podem se encontrar numa final continental.

No caminho madrilhenho, o poderoso e tradicional Bayern de Munique.

Esse confronto promete 2 grandes jogos, pois, se de um lado temos um Real embalado por mais de 100 gols nessa temporada, com Cristiano Ronaldo e Kaká voltando a jogar muita bola, do outro temos o Bayern vendo na Champions a chance de ganhar um título em 2012, já que a Bundesliga praticamente é do Borussia.

Cristiano Ronaldo, Kaká, Casillas e Benzema contra Robben, Ribery, Mario Gomez e Schweinsteiger.

Já o Barcelona tem pela frente um Chelsea sedento por títulos internacionais.

Tecnicamente o time catalão é favorito nesse confronto, mas penso que a primeira partida em Stamford Bridge pode colocar o time inglês na briga.

Messi, Xavi, Iniesta e Fabregas contra Drogba, Ramirez, Mata e Terry... vai ser um jogão!!

Ôpá, rebaixados novamente!

A Portuguesa realmente é um clube ambíguo.

Num ano faz a 2ª melhor campanha da história da Série B nos pontos corridos, chegaram a chama-la de Barcelusa. No outro, a Lusa consegue ser rebaixada no campeonato estadual.

A verdade é que a saída de seus 2 principais jogadores, Edno e Marco Antonio, somada a soberba em achar que o time vencedor em 2011 faria desse 1º semestre de 2012 uma continuidade do ano anterior foram na minha visão as causas de mais um rebaixamento na gestão de Manoel da Lupa.

E o Jorginho, será que continua?

Tem coisas que realmente só acontecem na Lusa!!

sábado, 14 de abril de 2012

Um show de incompetência!

Essa foi uma semana para se esquecer no Náutico!

1º demitiu Waldemar Lemos mesmo sabendo que a culpa não era do técnico, e sim, TÉCNICA dos jogadores contratados para essa temporada.

2º esta praticamente eliminado da Copa do Brasil, e pior, de forma humilhante diante do Fortaleza que atualmente joga na Série C do futebol nacional.

3º seu diretor de futebol, Toninho Monteiro veio a público colocar a culpa nos jogadores e eximir a diretoria dos péssimos resultados, mas faço uma pergunta aos torcedores do Náutico : Quem contratou esses jogadores?

4º para terminar a semana veja o que alguns dos técnicos procurados disseram sobre a possibilidade de treinar o Náutico no Brasileiro :

Paulo Cesar Carpegiani 
- Recebo muitas propostas todo o dia, atualmente estou negociando com um clube e no momento não posso abrir negociação ou conversa com o Náutico. (Esnobada com classe)

Jorginho
- Terei um jogo importante na quinta-feira e não quero falar sobre outro assunto, mas que seu projeto é continuar no comando da Portuguesa. (Na visão dele a Lusa tem mais futuro que o Náutico)

Celso Roth
- O Náutico é um clube grande, que fez um bom trabalho para subir, mas atualmente estou com projetos maiores. (Precisa dizer alguma coisa?)

Diante de tanta incompetência e reveses em apenas 7 dias, o melhor é torcer para que essa semana termine logo!!

Parabéns ao time mais famoso do Brasil!!

Parabéns ao Santos Futebol Clube certamente o time de futebol mais famoso do Brasil.

Parabéns aos meus amigos SANTISTAS que poderão dizer aos seus filhos e netos que participaram do centenário do glorioso alvi-negro santista.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Paz no Futebol!


Ví essa imagem na comunidade FBO da minha amiga de todas as horas Núbia Gonçalves, e na mesma hora senti vontade de escrever sobre o tema, incluindo aí responsabilidades, direitos e deveres, além de uma opinião sobre o futuro.

Ultimamente falar em PAZ no futebol virou algo quase utópico. Muitos dos meus amigos que frequentam os estádios relatam casos de violência dentro e fora de campo, e apontam esse motivo como a principal causa do afastamento das grandes partidas (normalmente clássicos).

Não vou comentar sobre as torcidas DES-organizadas, quem conhece o Blog, ou me conhece, sabe qual a minha posição quanto à essas "organizações". Então, vamos simbora!

RESPONSABILIDADES

Na minha visão a sociedade civil, incluindo aí os clubes, as federações, a polícia (Civil, Militar e Federal), os torcedores e principalmente o Estado deveriam olhar com mais carinho para esse tema. As vezes me pergunto qual a dificuldade em fazer algo reunindo todos esses segmentos? Será que interessaria a alguém que o problema da violência NUNCA fosse resolvido?

DIREITOS e DEVERES


A Copa de 2014 esta batendo à porta, e penso que é de fundamental importância a nossa participação na cobrança dos nossos direitos, mas não somente durante a COPA onde quase tudo deverá funcionar a contento, a principal função do cidadão que gosta do futebol será COBRAR que os serviços prestados no MUNDIAL (segurança - dentro e fora de campo) se estendam aos campeonatos regionais e nacionais.

Ao mesmo tempo não custa nada lembrar que tudo começa com a NOSSA ATITUDE, ou seja, teremos que nos reeducar, pois o que vejo atualmente são pessoas (não GENERALIZANDO) que vão aos estádios afim de extravasar as suas frustrações do dia a dia, causando assim as famosas brigas de arquibancada, esquecendo do principal, afinal, futebol é divertimento.

FUTURO

Meu filho ontem completou 9 anos, ganhou entre outras coisas um boné do Santa Cruz (time para qual torce), e me perguntou : " Painho, me leva para ver Sport x Santa no domingo?". Na hora não quis dar uma resposta negativa, afinal era o dia dele, mas a verdade é que HOJE eu não teria coragem de leva-lo para um jogo desse tamanho e de tanta rivalidade, não me sinto seguro.

Pior é perceber que esse sentimento não é apenas meu, a cada dia que passa vejo que mais e mais pessoas compartilham dessa mesma visão, então me vem a cabeça a seguinte indagação : Se não houverem novos torcedores incentivados pelos pais indo aos estádios, como será o futebol daqui a 20 anos?

Deixo a resposta para vocês meus amigos...

Acho que me empolguei no assunto, tavendo aí minha amiga Núbia o que uma simples imagem pode gerar?!

Abraços a todos!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Crônica de um clássico anunciado!






Sporting x Benfica.... o clássico mais importante de Portugal...que envolve a rivalidade de uma cidade, de um pais! Vizinhos na Cidade de Lisboa, estes dois clubes sempre têm aquele Q quando se defrontam....e hoje 09/04/2012, não foi diferente....numa segunda feira, em um jogo que só o Benfica pode ter ainda a pretensão de ser campeão português, estádio lotado, claro...a maioria torcendo pelo Sporting, não fosse o jogo em seu estádio e estavam lá 47.409 espectadores, as 20.15 hs e com transmissão televisiva! É obra...

Mas vamos a um aparte...só mesmo para esclarecer algumas dúvidas que poderão surgir

Sporting Clube de Portugal vs Sport Lisboa Benfica, o Derby Eterno ou o Derby da Capital é o derby mais importante da país....os jogos entre o SLB e o FCP, a rivalidade é mais regional...meio "guerra" entre o Norte ( Porto ) e o Sul ( Benfica ), por isso fica em segundo plano, não sendo chamado as disputas que se fizeram nos últimos tempos entre estes dois clubes nas disputas dentro e fora dos gramados....

O jogo:

No jogo de hoje, a expectativa era enorme, muito mais para os benfiquistas, mas também para os portistas e bracarenses....pois o resultado final poderia ditar o afastamento ou a aproximação do Benfica ao FCP e o distanciamento ao Braga! O Benfica, depois da eliminação da Champions, tem na Liga Portuguesa, a sua tábua de salvação da época, não obstante estar na final da Taça da Liga, porém esta competição, não dá acesso a qualquer competição européia, então é campeonato para que te quero....
Já o Sporting não...arredado do título português e já garantido na final da Taça de Portugal, essa sim...dá acesso a pelo menos a Liga Europa e presente nas meias finais desta competição, estava mais tranquilo....mas não tanto, pois uma vitória sobre o Benfica era o lavar da alma e o atrasar da vida dos velhos rivais....
Jogo correu a feição do Sporting...com o Benfica muito nervoso e com uma dupla de defesa que vinha de paragem (o brasileiro Luisão e o argentino Garay ) o time da casa partiu para cima sem deixar o adversário respirar...
Aos 18', Luisão cometeu penalty no holandês Wolfswinkel e o mesmo converteu a falta, fazendo 1 x 0 para a equipe leonina...a partir deste gol...o jogo foi em sentido único, basta referir que o travessão e o goleiro Artur Moraes, foram os que impediram um resultado mais dilatado...
Resultado final...Sporting 1 x 0 Benfica, para a alegria da maioria que estava no estádio e para muitos portistas e bracarenses que torciam por fora!
De realçar a presença dos brasileiros.... Anderson Polga, Xandão e Elias no Sporting e Artur Moraes, Luisão ( que foi expulso ), Emerson e Bruno César no Benfica...Rodrigo, filho do ex lateral esquerdo Adalberto, do Flamengo, também jogou pelo Benfica, mas este é naturalizado espanhol...
Outro realce, fica por conta, que nos 11 iniciais de cada equipe, só o Sporting apresentava jogadores portugueses, se bem que só dois... é a globalização!
Resumindo e concluindo...o Futebol Clube do Porto lidera o campeonato com 63 pontos, seguido do Benfica com 59, Braga 58 ...o Sporting vem em 4º com 50 pontos, mas terá uma palavra a dizer, pois ainda vai jogar nas duas últimas rodadas contra Porto e Braga... pode ser que o campeonato esteja decidido...mas também que não!
Um grande abraço!

Caballo Blanco.

O empate em 0x0 no Bernabeu entre Real Madrid x Valência reabriu a possibilidade do tetra campeonato "blaugrana".

Os "blancos" ainda possuem 4 pontos de vantagem diante do seu maior rival, mas olhando a tabela, o time madridista tem pela frente nas próximas 3 rodadas nada mais nada menos que 2 clássicos fora de casa diante de Atlético e Barcelona.

Ao final da partida, as imagens de tv mostravam torcedores do Madrid apreensivos e alguns sem acreditar no resultado, provavelmente pensando nos pontos perdidos e já imaginando as pedreiras que estão por vir.

No Brasil usamos a expressão "cavalo paraguaio" para aquelas equipes que disparam na classificação e ao final entregam o campeonato, como o Real Madrid tem toda a pompa e charme espanhol, melhor chama-lo de "caballo blanco".

Prevejo choro com sotaque português ao fim da liga das estrelas!



A culpa era do Waldemar?

Fim de jogo!
Náutico 1 x 2 Serra Talhada.

Era de se esperar que a diretoria do timbú viesse a público a fim de dar alguma satisfação a torcida alvi-rubra, já que ao final da 1ª etapa as vaias demostravam todo o descontentamento com o futebol praticado em campo. Resultado, Waldemar Lemos esta fora do Náutico.

Mas a discussão que quero levantar é : Waldemar realmente era o culpado?

Na minha opinião, NÃO!


O Náutico contratou pouco, contratou mal, e ainda perdeu algumas peças importantes e titulares da temporada passada (Kiesa, Peter, Airton e Everton). Além disso, o timbú sofreu nesses 4 primeiros meses do ano com muitas contusões, casos de Rogério, Cascata, dos zagueiros titulares Marlon e Ronaldo Alves, isso sem contar com as inúmeras suspensões por cartão amarelo ou expulsão que tornam o Náutico um dos times mais indisciplinados do Pernambucano.

Que Waldemar errou em algumas escalações não há como negar, mas será que até mesmo Pep Guardiola daria jeito num time que tem Dorielton e Siloé como referência de ataque, ou em um time que NÃO tem lateral direito de ofício, NÃO tem reserva para a lateral esquerda, NÃO tem reserva a altura para Eduardo Ramos, Derley ou Souza? Difícil...

Voltando ao fim do jogo, Paulo Wanderley na coletiva disse " não posso mudar o time todo, então vamos mexer no elenco com a mudança do profissional que esta no comando".

Sugiro ao presidente timbú que contrate um mágico, quem sabe assim ele consegue tirar da manga algum truque que faça DESSE time limitado um time vencedor.

domingo, 8 de abril de 2012

Mais para BESTA do que para BESTIAL!


Estou assistindo nesse momento o jogo entre Arsenal x Manchester City pela Liga Inglesa, e a cada partida que vejo em campo o atacante italiano Balotelli chego a conclusão que esse sim tem muito marketing, frases e gestos de efeitos, e pouco futebol.

O "esquentadinho" já deveria ter sido expulso por duas entradas desleais em jogadores do time londrino, mas os juízes da terra da rainha parecem estar mais benevolentes nessa tarde.

Sempre envolvido em confusões, seja dentro de campo por suas expulsões e punições, seja fora de campo envolvendo-se em acidentes de carro e affairs com senhoritas de "vida fácil", o atacante é uma verdadeira festa para os tabloides ingleses que exploram esse tipo de notícia.


Essa semana, seu companheiro de equipe, De Jong disse : " Ele é um idiota em algumas oportunidades e um gênio em outras". 

Discordo! Ele é um idiota na maioria das vezes e apenas um jogador REGULAR em outras.

Aos defensores do italiano eu lembro, Mirandinha (ex-Palmeiras e Newcastle) fazia muitos gols; Dinho "açougueiro" (ex-Grêmio e São Paulo) já fez jogadas de craque, e um tal de Cocada (ex-Vasco) fez um golaço em final de campeonato, nem por isso foram craques.

Balotelli tá mais para uma BESTA do que para BESTIAL!!!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Estaduais : Mais do mesmo.


E mais um final de semana se aproxima, e com ele, mais uma rodada de futebol estadual espalhado pelo Brasil.

Mais uma rodada de jogos chatos;
Mais uma rodada de jogos deficitários e de públicos ridículos;
Mais uma rodada de jogos recheados de pouco técnica;
Mais uma rodada de jogos que não valem nada.

Pois bem meu amigo, se seu campeonato estadual se notabiliza por uma das afirmações acima, não fique decepcionado, isso não é uma exclusividade, e sim, uma realidade em todo o Brasil.

Abrem-se as curtinas do espetáculo, em cartez :

Tiradentes x Crateús
Comercial x Guaratinguetá
Itabuna x Juazeirense
Belo Jardim x Central
Olaria x Duque de Caxias
Avenida x Veranópolis
Arapongas  Toledo
Democrata x Tupi

Acho que vou ao cinema...

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tudo ou Nada!

Não existe outro resultado para o Flamengo hoje a noite diante do Emelec no Equador que não seja a vitória. 

Uma derrota ou até mesmo um empate diante do time equatoriano praticamente elimina o Flamengo pois teria que ganhar seu último jogo em casa diante do líder Lanús e ainda torcer para que o Olimpia perdesse ou empatasse em casa diante do próprio Emelec, convenhamos, resultado muito difícil de acontecer.

Joel gostou da atuação do time diante do Bangu no último domingo e deve escalar a mesma equipe, ou seja, Felipe, Léo Moura, Marcos Gonzalez, Welinton e Junior Cesar; Muralha, Willians, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho; Deivid (Luis Antonio) e Wagner Love.

Resta a torcida do Flamengo torcer para que Ronaldinho esteja inspirado. Que Wagner Love continue sendo o matador nas horas decisivas, e principalmente que o "papai" Joel não tenha MEDO DE VENCER!!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Só um passa.


Dois gigantes se enfrentam hoje a tarde no estádio Camp Nou.

De um lado o futebol espetáculo do Barcelona, onde os craques se destacam e a bola é bem tratada.
De outro, um Milan tipicamente italiano, ou seja, que usa a força defensiva como maior arma diante do melhor time do mundo.

A lógica indica que dá Barça logo mais a tarde, mas NUNCA podemos esquecer que de outro lado esta nada mais nada menos que o "Rossonero".

Seja qual for o resultado teremos um GIGANTE na próxima fase!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Feijão com Arroz.

Não existe combinação mais apreciada pelo brasileiro que o feijão com arroz, e isso se explica pelo fato de ser um prato simples e fácil de ser fazer.

No futebol, quando falamos que um time faz o "feijão com arroz" queremos justamente frisar que aquela equipe joga de forma simples e suficiente para alcançar os resultados. 

Toda essa explicação sobre a correlação que faço entre culinária e futebol é para falar sobre o CORINTHIANS e seu técnico Titi.


Diferentemente de muitos que o criticam e o vêem como retranqueiro, eu acredito que na verdade o técnico corintiano é PRAGMÁTICO, e busca o resultado positivo, que por sinal, é o que mantém qualquer comandante em seu emprego.

Titi conseguiu fazer um time antes de mais nada disciplinado e obediente taticamente, coisa rara em nosso futebol. Foi assim no Brasileiro, esta sendo no Paulista e na Libertadores. Além disso, montou um esquema em que dificilmente seu time toma gols ou sai atrás no placar diante de seus adversários, e convenhamos, correr atrás do resultado em qualquer esporte é mais desgastante do que administrar um resultado.

Concordo que os jogos do Corinthians não são caracterizados pelo espetáculo vistoso, cheio de gols e lances de efeito, mas para quem aprecia um jogo em que claramente se vê organização e o dedo de seu técnico, atualmente não vejo no Brasil time mais apropriado para tal. 

Por isso, se o Corinthians continuar fazendo apenas o seu corriqueiro "feijão com arroz" vai brigar sim pelo título Paulista, bem como pela tão sonhada Libertadores da América.

Saí que é sua Gandula!

Um lance inusitado foi o destaque da rodada do campeonato sergipano.

O Sergipe, time com maior número de títulos do Estado vencia o Guarany em Porto da Folha por 1x0 quando em um contra ataque rápido o "Mais Querido" faria o 2º gol que selaria a vitória, então, não mais que de repente aparece a figura mais comentada da partida, o GANDULA.